segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO - 2ª VA

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Educação
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Metodologia do Ensino da História II
Professor: Ricardo Pacheco
Aluno: William Gama da Silva

    Relatório da aplicação de aula de história baseado na Metodologia da Educação Patrimonial

Apresentação

O trabalho a seguir tem por objetivo descrever a execução do plano de aula cujo tema é ´´Percebendo o Marco Zero como Patrimônio Histórico da Cidade do Recife´´, que foi realizado em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola municipal do Recife, situada no bairro do Prado. O mesmo teve por objetivo, fazer com que o aluno reconheça a importância histórica do Marco Zero como Patrimônio Histórico e ponto inicial da Cidade do Recife, utilizando a metodologia da Educação Patrimonial, segundo a autora Maria de Lourdes Parreiras Horta (2003). Nesse sentido, pretende-se informar os relatos e experiências adquiridas pelos alunos durante a aplicação das aulas e quais os objetivos alcansados para a apropriação do conhecimento dos educandos através dessa metodologia de estudo.


                                                    Métodos e técnicas

O planejamento foi aplicado em duas aulas, em uma turma com 16 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, onde na aula inicial foi feita uma sondagem para verificar os conhecimentos prévios dos alunos, ou seja, o que eles conheciam sobre o Marco Zero. Nesse sentido, foram feitos discusões e indagações a partir dos questionamentos direcionados aos alunos do tipo: Conhecem o Marco Zero?  Já foram lá?  Se foram, como é o Marco Zero? Porque esse nome?  O que tem lá? Mediante esses questionamentos, os alunos começaram a se colocar acerca do que eles conheciam ou imaginavam ser o Marco Zero.
No segundo momento, após a discussão inicial e dos questionamentos levantados, a turma foi dividida em quatro grupos, onde foram distribuídas a cada grupo fotos contendo diversas imagens do Marco Zero, para que os alunos tivessem a percepção sensorial do objeto de estudo e percebessem qual a sua função ou significado social do Marco Zero. Após a distribuição das fotos e identificação do objeto de estudo por parte dos alunos, foi solicitado que cada grupo fizessem o registro desse objeto de estudo a partir da observação do objeto cultural (fotos), onde os grupos fizeram uma produção textual de acordo com as compreensões que os alunos do grupo tiveram ao observarem essas imagens. Após a produção textual, foi solicitado também que cada aluno do grupo desenhasse o Marco Zero, partindo das observações das fotos e da fixação do conhecimento percebido. Após o registro deles através dos desenhos, foi proposto como atividade de casa, que cada grupo fizessem uma pesquisa em fontes diversas, onde foi sugerido a Internet, jornais, livros ou revistas sobre a história e origem do Marco Zero para complementar as informações sobre o objeto de estudo. 
Na segunda aula, foi resgatado as informações trazidas pelos grupos através da pesquisa solicitada para casa, onde os mesmos fizeram um resumo do que eles encontraram sobre a história e origem do Marco Zero. Nesse sentido, foi sistematizado o conhecimento construído pelos alunos através da pesquisa solicitada relacionando ao objeto cultural (fotos), para melhor compreensão do objeto de estudo (Marco Zero).
Em seguida, os grupos foram orientados a confeccionarem um Mural, onde nesse Mural conteve todas as produções elaboradas pelos alunos em relação ao Marco Zero (produção textual, desenhos e os resumos das pesquisas). Após a confecção do Mural, o mesmo foi exposto no corredor da escola, para que os demais membros da comunidade escolar (professores, alunos, funcionários e comunidade em geral) pudessem contemplar o trabalho elaborado pelos alunos do 5º ano, como o registro da aplicação do trabalho e da apropriação do conhecimento construído pelos alunos em relação ao Marco Zero.

                                                         Resultados

Através das atividades propostas, foi possível identificar que os alunos dessa turma não tinham a mínima noção do que era o Marco Zero e muito menos compreendiam que ele é um patrimônio histórico cultural do Recife e que a capital de Pernambuco nasceu a partir deste lugar. Com a sondagem inicial da 1ª aula, os questionamentos e discussões que foram levantados fizeram com que os alunos respondessem as perguntas de forma clara e objetiva, facilitando o processo de ensino-aprendizagem sobre o objeto de estudo.
No momento da produção textual e dos desenhos solicitados, os alunos demonstraram interesses pela temática escolhida, pois ficaram entusiasmados em querer saber o porque  a cidade do Recife nasceu nesse trecho do Recife antigo e o porque do nome Marco Zero. Com a solicitação da pesquisa, eles voltaram com maior propriedade dos conhecimentos, onde foram alcansados os objetivos das pesquisas, pois complementaram e ampliaram os seus conhecimentos em torno do Marco Zero.
Com a sistematização das idéias construídas através das fotos do Marco Zero juntamente com os resultados das pesquisas que os educandos fizeram, os mesmos já demonstraram ter mais propriedade sobre o significado  histórico do Marco Zero, onde foi perceptível que muitos alunos já discutiam entre eles sobre os acontecimentos que se trataram para chegar a esse marco histórico de início da cidade do Recife. 
A confecção do Mural foi bastante significativo na construção do conhecimento dos educandos, pois eles ficaram muito envolvidos em colocar suas falas no cartaz através dos textos produzidos, dos desenhos e o resumo pesquisado para esse Mural.   Esse Mural teve um envolvimento por parte de todos os alunos, e não houve dificuldades para a realização deste trabalho. A escola disponibilizou os materiais didáticos necessários para a confecção desta atividade, onde o mesmo contribui de forma eficaz no ´´desenvolvimento da capacidade de auto expressão, apropriação, participação criativa, valorização do bem cultural´´ (Horta, p. 06, 2003).

                                                      Discussão


A atividade desenvolvida na turma do 5º ano proporcionou aos alunos de forma bastante significativa e integral, o reconhecimento do patrimônio histórico e sua valorização e importância social. A proposta buscou dentro da metodologia da Educação Patrimonial segundo Horta (2003) resgatar a cultura do patrimônio histórico às vezes esquecido ou pouco valorizados pela sociedade, onde muitos nem sequer reconheciam o Marco Zero como Patrimônio Cultural do Recife. Nesse sentido o presente trabalho teve por objetivo resgatar a consciência histórica dos alunos através da vivência e das descobertas proporcionadas por essa metodologia de ensino.
Nesse sentido, essa metodologia de ensino foi de suma importância para a construção do processo ensino-aprendizagem, pois a mesma proporcionou ao educando a observar o objeto de estudo através de um olhar mais significativo e prazeroso em que o mesmo pudesse identificar esse objeto de estudo através da observação direta do objeto cultural. A escolha dessa metodologia deu certo, pois os alunos no final da aula apropriaram-se do objeto de estudo mesmo não estando no espaço onde ocorreu o fato histórico.
Esta atividade foi aproveitada de forma construtiva e significativa na vida dos alunos, pois foi construído uma compreensão maior acerca dos bens culturais existentes na sociedade e a redescobri-los na intenção de fazer perceber o grau de apropriação e envolvimento dos participantes em relação ao bem cultural analisado.  Pode-se afirmar que esse trabalho ocorreu de forma tranqüila, pois não houve contratempos que pudessem atrapalhar o andamento das aulas, pois nenhum aluno faltou às aulas programadas, e estavam sempre dispostos a cooperar com as atividades sugeridas. Finalizando esse trabalho pode-se perceber que a Educação Patrimonial é um instrumento valioso no trabalho pedagógico do professor de história, pois fornece ferramentas necessárias ao processo ensino-aprendizagem e uma visão ampla dos conhecimentos culturais acerca dos bens patrimoniais.







Referências bibliográficas


HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial, 2003. Disponível em: HTTP://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/index.htm.

















Um comentário:

  1. Bom relatório,
    Apresenta a atividade e a discute com a referência. Contudo, a Educação Patrimonial pede o contato direto com o objeto de estudo.

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